04-02-2025
A economia global é movida por grandes setores sendo que a construção civil é um dos mais dinâmicos e impactantes. Nos últimos anos, as inovações tecnológicas têm revolucionado a forma como os projetos são concebidos, executados e geridos. No artigo de Fevereiro da IMGP abordaremos algumas das principais tecnologias que estão a transformar o setor da construção civil, trazendo não só eficiência e sustentabilidade como também precisão às obras.
PONTO UM – BIM (Building Information Modeling)
Esta ferramenta permite revolucionar o planeamento e a execução de projetos de construção criando modelos digitais 3D que integram todas as fases de um projeto, desde o design até à manutenção.
Com o BIM existe uma melhoria na comunicação entre as equipas, uma deteção precoce de erros no design e é possível economizar tempo e recursos durante a construção. Em diversos países esta ferramenta é uma exigência para projetos públicos, reforçando a importância para o futuro do setor.
PONTO DOIS – Drones
Este aparelho acaba por já ser imprescindível no setor da construção. Com a capacidade de realizar inspeções aéreas e mapeamento de terrenos, os drones aumentam a eficiência e a segurança no local de trabalho.
A utilização desta ferramenta passa pela monitorização de grandes obras em tempo real, o levantamento topográfico com maior precisão e a inspeção de áreas de difícil acesso. A utilização de drones reduz custos operacionais e permite aos gestores tomarem decisões mais informadas e rápidas.
PONTO TRÊS – Robótica
Sabemos que há tarefas que representam um risco acrescido aos trabalhadores por isso os robôs estão a assumir tarefas repetitivas e perigosas aumentando assim a eficiência e diminuindo o risco para o ser humano. O setor da robótica está a redefinir os limites da produtividade no setor da construção civil desde a alvenaria automatizada à soldadura precisa.
PONTO QUATRO – Realidade virtual e aumentada
A utilização de realidade virtual e da realidade aumentada aumenta as experiências imersivas que beneficia tanto os profissionais como os clientes. Estas tecnologias permitem visualizar os projetos antes mesmo do começo da obra, dando outra perspetiva tanto ao cliente como ao construtor.
Com isto, é possível apresentar de forma mais clara os projetos aos clientes, redução de novos esboços devido às simulações mais precisas e formação prática para trabalhadores em ambientes virtuais.
PONTO CINCO – 3D
É possível redefinir os limites da construção civil devido à impressão dos projetos em 3D. Esta tecnologia permite a criação de estruturas complexas com rapidez, precisão e também permite reduzir significativamente os desperdícios.
Com a impressão 3D é possível reduzir o custo de produção, dá-nos a possibilidade de construir habitações em áreas remotas e reduz significativamente os resíduos ao utilizar apenas o material necessário para a obra. Um exemplo completamente notável é a construção de habitações impressas em 3D em menos de 24 horas, um avanço crucial para solucionar crises habitacionais.
Tendo em conta que o mundo está cada vez mais tecnológico e o setor da construção civil enfrenta diversos desafios diários para adaptar-se é necessário a adoção de inovações tecnológicas. Desde a impressão 3D e os drones até ao BIM (Building Information Modeling) e à robótica, estas tecnologias aumentam a eficiência ao mesmo tempo que contribuem para um futuro mais sustentável e seguro.